Com Vingadores: Guerra Infinita estreando essa semana, a ansiedade por parte dos fãs não poderia ser maior. Na minha humilde opinião, a Marvel cometeu alguns erros graves nas estratégias de Marketing no período entre Homem de Ferro 3 e Vingadores: Era de Ultron. Felizmente, esses erros não devem se repetir com Vingadores 4, já que eles não acontecem há algum tempo!

Quer saber mais sobre o que eu estou falando? Saiba que minhas apostas para o título de Vingadores 4 estão diretamente relacionadas com esse assunto. E FIQUE ATÉ O FINAL, PORQUE TEM UM BÔNUS QUE COLOCOU LÁGRIMAS NOS OLHOS DESTE QUE VOS ESCREVE!

Então, não pare de ler este post POR NADA!

Atenção: eu menciono esses dois erros de estratégia para explicar o porquê de o título oficial não ter sido revelado, mas se você não quiser saber, pode pular direto para os títulos! É SÓ CLICAR AQUI!

Então, vamos lá!

Os dois grandes erros de marketing da Marvel 

Tudo começou com Homem de Ferro 3. O Marvel Studios queria passar o sentimento de urgência para o final da trilogia do Vingador que iniciou o Universo Cinematográfico Marvel. A ideia era mostrar um Tony Stark atormentado por conta da sua experiência com a batalha de Nova York. Os trailers mostravam um filme muito mais dramático e cheio de ação do que o longa realmente foi. O resultado? Uma base de fãs dividida, provavelmente não tanto quanto o que aconteceu com Batman vs Superman – A Origem da Justiça e Star Wars: Os Últimos Jedi, mas o terceiro longa do Homem de Ferro ainda causa discórdia em grupos de redes sociais.

Existem dois tipos de fãs do Homem de Ferro – os que detestam o terceiro filme e os que acham que o MáquinaDeCombateDetona

O primeiro erro – o Mandarim

Independentemente do resultado positivo do filme nas bilheterias (que foi inegável), Kevin Feige e seus incríveis amigos – entendeu a referência? – retificaram o que havia sido sobre o Mandarim (graças ao One-Above-All) e entregaram o curta All Hail the King (Todos saúdam o Rei, em português), que veio no lançamento de Thor: O Mundo Sombrio em Home-Video. Ah, bons tempos aqueles em que a Marvel lançava curtas!

Foi basicamente um pedido de desculpas por terem escrachado o Mandarim. Inclusive, este que vos escreve ficou bem irritado com a cena em que Trevor revela ser… Bem, Trevor. Ainda gosto do filme, principalmente por ter mostrado que Stark é mais que uma armadura, e que pode ser um verdadeiro herói. Mas este post não é uma análise de Homem de Ferro 3, então vamos ao segundo erro.

O Segundo Erro – Era Civil Ultron de Guerra

Pouco antes de Era de Ultron estrear, lá estava eu, voltando para casa após um longo dia de trabalho, lendo o encadernado de Guerra Civil, os quadrinhos mesmo. Revendo a cena em que o Capitão América pula pela janela para escapar de Maria Hill, que fechava o cerco contra os heróis e vigilantes, e que queria a cooperação de Steve Rogers como um símbolo para a causa da S.H.I.E.L.D. E assim começava o embate que levaria o Capitão América a sair no soco com o Homem de Ferro.

Guerra Civil pela Salvat.

Essa parte da revista lembrava – e muito – alguns dos eventos de Capitão América: Soldado Invernal! Rogers sendo caçado pela S.H.I.E.L.D./H.I.D.R.A., pulando pela janela para escapar… Foi tudo muito familiar!

Logo pensei: Caramba! A Marvel vai fazer Guerra Civil no cinema! Será que o Homem-Aranha vai finalmente fazer parte do MCU? Andrew Garfield? A Sony vai ceder?

Foram meus primeiros pensamentos, e eu logo teria uma grande surpresa…

Tá, mas o que isso tem a ver com Vingadores 4? Calma, prometo que não vai demorar muito mais. Vamos chegar lá!

Não me lembro se foi no mesmo dia, ou se foi um dia depois, mas a Marvel teve um painel na D23, onde anunciaram Capitão América: Guerra Civil, Thor: Ragnarok, Doutor Estranho e Vingadores: Guerra Infinita, na época dividido em duas partes.

Fiquei em êxtase! Não me lembrava mais de como gostava de Guerra Civil, ainda que algumas partes fossem um pouco incômodas. Logo, Vingadores: Era de Ultron havia se tornado, para mim, a expectativa de ver o início de Guerra Civil, talvez um confronto menor entre Tony Stark e Steve Rogers – e isso só se intensificou quando liberaram a cena dos dois discutindo enquanto cortavam lenha.

No final, assisti ao filme esperando por uma fagulha de Guerra Civil, e saí decepcionado com o resultado da continuação de Os Vingadores por dois motivos: a princípio, não havia entendido muito bem a ligação entre Ultron e os gêmeos Maximoff, e porque o filme tinha sido um grande trailer de Thor: Ragnarok e Capitão América: Guerra Civil.

Se eu não soubesse dos futuros filmes, talvez minha experiência fosse melhor? Talvez!

A questão é: eu não fui o único, e a Marvel pensou nisso, por isso, a revelação do título oficial só deve acontecer em meados de maio, quando Han Solo e Deadpool 2 estiverem brigando pela bilheteria.

No evento de promoção de Vingadores: Guerra Infinita, que trouxe Chris Pratt ao Brasil, o ator disse uma coisa muito, mas muito interessante:

Por favor, não comentem sobre as cenas que vocês viram aqui, não falem nada a ninguém. spoilers são terríveis, e ir ao cinema ver um filme é uma experiência única. e quando vingadores: guerra infinita for lançado, o mundo todo estará assistindo ao mesmo tempo, isso é um evento sem precedentes!

De fato, a Marvel não quer que informações demais escapem e alcancem o público geral, e nem mesmo os fãs – porque a Marvel aprendeu a escutar os fãs e entende que são eles os maiores propagadores dos seus filmes.

Revelar o título de Vingadores 4 antes de Guerra Infinita estrear poderia ser um desastre sem precedentes. Mas, se você não está nem aí e quer teorizar comigo, chegou a hora!

Os possíveis títulos de Vingadores 4

Vamos começar com o básico, respeitando o material fonte – os quadrinhos – e o que já foi mostrado em um trailer de Guerra Infinita.

Gamora disse que Thanos poderia apagar o universo com um estalar de dedos. 

Thanos destrói metade da vida DO UNIVERSO com um estalar de dedos na HQ Desafio Infinito, onde o déspota espacial reúne as jóias do Infinito para equilibrar o universo, cumprindo a promessa que fez à Morte.

Desafio Infinito - a base de Vingadores 4
As 3 partes de Desafio Infinito, em formatinho publicado pela Editora Abril.

Parece similar ao filme? Então saiba que existem MUITO MAIS SIMILARIDADES.

E eu aposto todas as minhas fichas que o final de Vingadores: Guerra Infinita envolve Thanos estalando os dedos com a manopla completa – a tela fica preta e fim.

“Ah, mas como o Homem-Formiga e a Vespa ficam vivos?”

“E a Capitã Marvel?”

Segundo Thanos, no trailer, quando ele terminasse, metade da humanidade ainda existiria. Está aí a sua resposta!

Baseado nisso, a minha primeira aposta de título para Vingadores 4 é…

Vingadores: Heróis Renascem

Bom, apesar do título se referir a uma sagra MASSACRADA (olha a referência aí, bicho!) pelos fãs da Casa das Ideias, seria uma maneira bem interessante de atrair a atenção do público, ainda que fosse um baita spoiler.

Vejo a possibilidade de Doutor Estranho envolver Peter Parker em uma espécie de bolha da realidade e garantir que os efeitos da manopla de Thanos não destruam os dois, o que os levaria a recrutar Homem-Formiga, Vespa e Capitã Marvel em Vingadores 4 para tirarem os heróis dentro da realidade de uma das Jóias do Infinito.

Ou, ainda aproveitando parte dessa teoria…

Vingadores: Guerras Secretas

Essa é minha maior aposta! Sério, eu realmente acredito que isso vá acontecer. 

Thanos estala os dedos ao final de Guerra Infinita, mas na cena pós-créditos, vemos que Doutor Estranho e Peter Parker ainda estão vivos. Strange termina a cena dizendo “Precisamos de reforços”, enquanto Parker parece perdido, pensando que Os Vingadores estão mortos. Strange então percebe que, na verdade, algo estranho aconteceu, e que os heróis estão aprisionados em um mundo novo, uma bizarra união de universos.

E é aí que ele diz a Peter “Calma, eles ainda não estão mortos” e os dois são amparados por uma entidade cósmica qualquer, decidida a ajudá-los a encontrar a ajuda que precisam.

Em Vingadores 4, teríamos o retorno do Caveira Vermelha, Ultron, Ossos Cruzados e outros vilões, todos vivos em partes diferentes daquela realidade. Com o acordo entre Fox e Marvel próximo da aprovação, 2019 poderia ter a inclusão de personagens da FOX, como o Surfista Prateado, Galactus e até mesmo Deadpool. Os X-MEN e o Quarteto Fantástico parecem improváveis, mas se a história seguisse os quadrinhos de Guerras Secretas de 2015, o resultado final poderia ser a criação de um universo único, onde a história fosse quase igual a que vimos no cinema, porém, ao invés de Inumanos, teríamos Mutantes (ou quem sabe as duas raças), e Reed Richards e Victor Von Doom seriam nomes tão importantes quanto o de Tony Stark.

Vingadores: A Dinastia Thanos

“Uou, o que você fez aí, Gustavo?” – você me pergunta, e se não me conhece ainda, prazer, sou o Gustavo.

Enfim, Dinastia M entregaria demais o que está por vir. 

Vingadores 4 - Thanos assumindo o trono?
Bem que ele gostaria!

Aqui, Thanos ainda estala os dedos ao final de Guerra Infinita e, com isso, reescreve toda a realidade. Tony Stark se torna diretor da S.H.I.E.L.D. e a Batalha de Nova York acontece de forma diferente. Thanos é o Imperador do Universo e os Vingadores passaram a existir porque Nick Fury era um Skrull infiltrado, que queria unir os Maiores Heróis da Terra a fim de terem um exército para derrotarem Thanos. Dessa forma, a Rainha Skrull poderia conquistar a Terra e outros planetas sem problemas.

O Titã Louco descobre tudo e envia suas forças para a Terra, similar ao que acontece em Vingadores 3, e os heróis lutam ao lado dos Chitauri contra os Skrulls – ou se aliam aos transmorfos contra Thanos.

Strange, Parker, Carol Danvers, Scott Lang e Hope estão fora dessa ilusão e precisam tirar os outros Vingadores do “Genjutsu” (técnica ocular de ilusão do Clã Uchiha, de Naruto – dá-lhe referência!) de Thanos.

Vingadores: Dinastia M

Sim, eu sei que acabei de dizer que esse título seria absurdo. Mas e se, ao invés de termos Thanos estalando os dedos ao final do filme, Wanda, a Feiticeira Escarlate encontrar uma forma de empunhar a Manopla do Infinito e amplificar seus poderes de uma forma inconcebível, onde ela, desesperada pela morte de Visão (calma, é uma hipótese!), desintegra tudo e todos, reescrevendo TODA A HISTÓRIA?

Vingadores 4?

E aí, teríamos alguns acidentes… Mercúrio nunca morreu, heróis aparecem bem mais cedo do que deveriam, mutantes começam a pipocar pelo mundo, o pai de Wanda nessa nova realidade não é apenas um judeu de Sokovia, mas sim Erik Lensherr, o Magneto, dentre outros aspectos similares aos quadrinhos.

Adicione um personagem que está sabendo de tudo que vai acontecer, pois ainda retém as memórias da outra realidade – pode ser a Feiticeira Escarlate mesmoe faça com que os Vingadores sejam alertados anos antes de Thanos chegar. 

Sim, tipo aquilo que o Trunks faz em Dragon Ball Z, para alertar os Guerreiros Z de que Freeza está chegando, e que ele chegará antes do Goku, ou para avisar que os andróides destruiriam tudo.

Ou então, se você não sabe do que eu estou falando ou por que eu citei Dragon Ball, pense em Ponto de Igniçãoquem foi o único personagem que reteve as memórias? O Flash, que “mudou a realidade”.

Ou então, ainda seguindo a linha da DC, o Kid Flash – Wally West – que sabia que o universo pré-Novos 52 ainda existia e interagiu com Barry Allen, que já havia perdido as memórias antigas e se adaptado ao novo mundo – isso aconteceu em Renascimento.

Pensando bem, também aconteceu em O Exterminador do Futuro (intermináveis vezes) e De Volta para o Futuro, é isso é algo bem comum na indústria do entretenimento – e quem sabe este não sou eu do futuro vindo te contar como Vingadores 4 será, hein?

A vida imita a arte! ¯\_(ツ)_/¯ 

Enfim, em Vingadores 4, o mundo mudou, e como os heróis surgiram mais cedo, mais figuras superpoderosas surgiram no Universo Marvel, e quando Thanos chega à Terra, um verdadeiro exército já está esperando por ele, inclusive os X-Men.

Thanos sendo preso pela Polícia de NY
E é claro que este exército inclui os bravos policiais de Nova York, Mary Jane Watson e Patsy (It’s Paaaaatsy! de Jessica Jones).

BÔNUS – COMO VINGADORES 4 VAI ACABAR (CENA PÓS-CRÉDITOS DE VINGADORES 4)

As cenas pós-créditos são sempre ótimas maneiras de nos divertirmos e não ficarmos com aquela sensação de que o filme que esperamos tanto para ver acabou. 🙁

É uma dor irreparável, mas que é aliviada pelas cenas depois dos nomes que ficam subindo pela tela. Ainda não acredito que há quem saia antes de acenderem as luzes e tirarem você do cinema à força. Sério!

E, tá tudo bem, eu entendo que dizer que as cenas pós-créditos aliviam a dor de o filme ter acabado é um pouco de exagero da minha parte, é como remediar um membro amputado com uma aspirina, mas às vezes até funciona, vai!

Enfim, vejo a cena de forma clara, diante dos meus olhos: um senhor está sentado em um banco, alimentando pássaros próximos da água, ao fundo, é possível ver uma ponte em Nova York. O Homem-Aranha passa balançando com suas teias por ali, e deixa cair um jornal do Clarim Diário, sem querer… O senhor é Stan Lee, que não faz ideia do que acabou de acontecer. Os pássaros se assustaram e voaram, Lee pega o jornal e lê a manchete “Reed Richards e cientistas reaparecem após sumiço durante experimento no final dos anos 90″. Lee sorri e diz “Oh, então eles finalmente voltaram para casa!”

Matthew McConaughey chorando em Interstellar
Realize mais um sonho, Marvel!

Seria um BAITA PRESENTE para os fãs, e um show de referências, já que o Quarteto foi vendido nos anos 90 e está voltando para casa. Por favor, Kevin Feige, quebra essa por nós, nem precisa dar os créditos! ♥

Ufa! Chegamos ao final do post. Mas eu não quero que ele acabe aqui! Compartilhe com os seus amigos, comente, teorize e me conte sobre o título que VOCÊ acha que Vingadores 4 deve ter.

Eu quero realmente saber o que você acha sobre isso tudo!

Gostou? Saiba que tem muito mais conteúdo como esse na seção do Geekalizando, onde temos bastante conteúdo exclusivo esperando por você.

Ah, e por falar nisso, eu já criei uma teoria insana sobre Invasão Secreta e de como os Skrulls estavam debaixo dos nossos narizes o tempo todo. Talvez, e eu digo talvez, você encontre uma conexão com a descrição dos Skrulls que fiz para Vingadores 4 aqui neste post.

Não perca tempo e leia outros conteúdos INCRÍVEIS que preparamos para você:

A Invasão Secreta dos Skrulls no MCU já começou, saiba como e o porquê!

Marvel Studios prepara 6 novos filmes

As conexões de Pantera Negra com o UCM

Filme solo da Viúva Negra ganha roteirista, diz site

Quadrinhos para enxergar a Marvel por um outro ângulo

Compre Desafio Infinito em Capa Dura pela Amazon

Avante, Vingadores!

Sinopse do filme:

Em uma jornada cinematográfica sem precedentes, “Vingadores: Guerra
Infinita”, da Marvel Studios, leva às telas o maior e mais mortal confronto
de todos os tempos. Os Vingadores e seus aliados devem se dispor a
sacrificar tudo em uma tentativa de derrotar o poderoso Thanos antes que seu
ataque de devastação e ruína dê um fim ao universo.

Dirigido por Joe e Anthony Russo, o novo filme dos Vingadores será estrelado por Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Robert Downey Jr. (Tony Stark/Homem de Ferro), Scarlett Johansson (Natasha Romanoff/Viúva Negra), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Bruce Banner/Hulk), Jeremy Renner (Clint Barton/Gavião Arqueiro), Sebastian Stan (Bucky Barnes/Soldado Invernal), Elizabeth Olsen (Wanda Maximoff/Feiticeira Escarlate), Paul Rudd (Scott Lang/Homem-Formiga), Paul Bettany (Visão) Tom Holland (Peter Parker/Homem-Aranha), Benedict Cumberbatch (Stephen Strange/Doutor Estranho), Chadwick Boseman (T’Challa/Pantera Negra), Chris Pratt (Peter Quill/Senhor das Estrelas), Zoe Saldana (Gamora), Dave Bautista (Drax), Vin Diesel (Groot), Bradley Cooper (Rocket Raccoon), Karen Gillan (Nebula), Pom Klementieff (Mantis), Josh Brolin (Thanos) e muito mais.

James Gunn, de Guardiões da Galáxia, escreveu os diálogos do Senhor das Estrelas, Rocket Raccoon, Drax, Gamora, Nebula, Groot e cia.

Vingadores: Guerra Infinita (Avengers: Infinity War) estreia em 26 de abril de 2018 e já está em pré-venda. 

Você pode comprar ingressos aqui.