O Universo Cinematográfico Marvel não é para qualquer um. São 19 filmes, e acompanhar tudo isso pode parecer uma insanidade para quem está por fora, mas os fãs conseguiram. Foram 10 anos! E ainda parece estar bem longe de acabar…
Este post NÃO TEM SPOILERS de Guerra Infinita.
Mas, sempre ficam algumas dúvidas, não é mesmo?
Você já ouviu dizer que a Era de Ultron dura uma semana? Que Guerra Civil não teve impacto nenhum nos outros filmes? OU… Que Vingadores: Guerra Infinita acabou ali, sem mais nem menos?
Esta é a segunda parte do especial de conexões de Guerra Infinita. Na primeira parte, explicamos como o ciclo do Hulk culmina no que aconteceu no longa. Então, se você já assistiu ao filme, pode ler a parte 1 clicando aqui. Ah, a parte 1 tem spoilers, viu!
Não é o único. E muita gente não entendeu que Guerra Infinita continua em Vingadores 4. A Marvel está há 10 anos no cinema, mas isso não significa que todo mundo tenha entendido como os filmes funcionam, nem mesmo os fãs mais ávidos.
Mas, analisando bem alguns posts que eu já fiz por aqui, citando como os quadrinhos dão dicas de filmes futuros dentro de filmes presentes, eu me dei conta de uma coisa que vem acontecendo, no mínimo, desde 2015…
Quer saber o que é? Continue lendo! Prometo que, até o final, uma coisa ou outra mudará na forma como você enxerga o Universo Cinematográfico Marvel.

Referências e mais referências

Vingadores: Guerra Infinita chega para bater o martelo em algo que muitos já haviam percebido – e que outros ainda duvidavam: todos os filmes da Marvel funcionam como uma coisa só, principalmente de 2015 para cá.
Veja bem: Vingadores: A Era de Ultron se conecta diretamente com Homem-Formiga, que se conecta com Capitão América: Guerra Civil, que se conecta com Homem-Aranha: De Volta ao Lar, que compõe o ciclo da trilogia do Capitão.
Observe:

Guerra Civil

  • Prelúdio em Capitão América: Soldado Invernal (2014);
  • Começa em Vingadores: Era de Ultron (2015);
  • Continua em Homem-Formiga (2015).
  • Culmina em Capitão América: Guerra Civil (2016).
  • Se estende a Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017);
  • Finaliza em Vingadores: Guerra Infinita (2018).

Guerra Infinita

  • Prelúdio em Thor: Ragnarok (2017);
  • Começa Vingadores: Guerra Infinita (2018);
  • Continua em Capitã Marvel (2019);
  • Culmina em Vingadores 4 (2019);
  • Finaliza em Homem-Aranha 2(2019).

Estamos falando de CICLOS que compreendem esses filmes. São como as sagas dos quadrinhos.
“Ah, Gustavo, mas você está especulando tudo isso.” – Sim, de certa forma. Mas tomo como base os quadrinhos e algumas cenas específicas.
Vamos lá?

Capitão América: Soldado Invernal – a primeira referência a Guerra Civil

Na página abaixo vemos o Capitão América lutando contra soldados da S.H.I.E.L.D. sob o comando de Maria Hill, após Steve Rogers se opor à Lei do Registro.

Página de Guerra Civil.
Página de Guerra Civil.

Viu o último quadro? Ele é bem parecido com uma cena de Capitão América: Soldado Invernal. Eu inseri o vídeo a partir dos 3:05, onde a pancadaria já comeu solta dentro do elevador. Mas, se você quiser assistir à cena completa, pode voltar até o começo do vídeo normalmente. Só não está legendado.

E não pára por aí. A cena em que o Capitão América derruba um Quinjet da S.H.I.E.L.D. também lembra uma página de Guerra Civil, onde ele pega carona em um caça da organização.


E a julgar pela quantidade de referências que os filmes dos Irmão Russo possuem aos quadrinhos, é difícil pensar que é só uma coincidência. Aquela cena do Soldado Invernal deitado na maca é IDÊNTICA à HQ de Ed Brubaker – que inclusive está presente nessa cena, no filme!

A queda de Asgard e a ligação com Vingadores: Guerra Infinita

As páginas de Desafio Infinito também mostram Asgard destruída – ali por causa de Thanos, o que impede Odin e os Pais de Todos (citados brevemente por Heimdall em Guerra Infinita) de participarem da batalha contra o Titã Louco.
E onde Asgard foi destruída? Em Thor: Ragnarok. Onde Odin foi morto? Em Thor: Ragnarok.
Entendeu as ligações? Para que tudo faça sentido, é preciso analisar o todo – e não um filme por vez. Vingadores: Guerra Infinita liga absolutamente TUDO. Temos referências até a Homem de Ferro 3.
E isso é simplesmente incrível, pois só Star Wars havia sido capaz de fazer isso até agora – e com a ajuda de trocentos livros, quadrinhos e games. Nunca havia se pensado em deixar essas ligações dentro de outros filmes “menores” ou “solo” até Rogue One.
E isso finaliza minha discussão sobre os ciclos que a Marvel cria. Pode ser que tenhamos mais de Guerra Infinita em Homem-Formiga e A Vespa, que estreia ainda esse ano. Até lá, mostre este post para seus amigos que acham que o Hulk foi um completo desperdício e que acreditam que as Guerras Civil e Infinita aconteceram em um filme só.
ESTÁ TUDO CONECTADO! E eu até acho que TUDO que aconteceu até agora compõe um ciclo que culmina em Invasão Secreta, e quem sabe até em uma Guerra Civil 2, quando os heróis perceberem que não confiam mais uns nos outros – por conta dos Skrulls.
A Invasão Secreta do MCU já começou? Entenda!
Gostou desse post? Compartilhe com os seus amigos! E aproveite para ler mais conteúdo legal, criado especialmente para você:

Confira outros conteúdos incríveis!

Tom Holland improvisou cena marcante em Guerra Infinita
Crítica | Vingadores: Guerra Infinita
Marvel Studios prepara 6 novos filmes
As conexões de Pantera Negra com o UCM
Filme solo da Viúva Negra ganha roteirista, diz site
Quadrinhos para enxergar a Marvel por um outro ângulo
Compre Desafio Infinito em Capa Dura pela Amazon