Pantera Negra é o mais novo sucesso do Marvel Studios. Sendo a 5ª maior bilheteria de estreia da história do cinema, o filme vem quebrando barreiras e conquistando posições de destaque na mídia.
Para se ter uma ideia, o ranking é composto por:

Ranking Título Estúdio Abertura (Fim de Semana) Porcentagem da bilheteria total Em quantos Cinemas? Bilheteria Total Estreia
1 Star Wars: O Despertar da Força Buena Vista $247,966,675 26.5% 4,134 $936,662,225 12/18/2015
2 Star Wars: Os Últimos Jedi Buena Vista $220,009,584 35.6% 4,232 $618,031,777 12/15/2017
3 Jurassic World Universal $208,806,270 32.0% 4,274 $652,270,625 6/12/2015
4 Os Vingadores Buena Vista $207,438,708 33.3% 4,349 $623,357,910 5/4/2012
5 Pantera Negra Buena Vista $192,023,000 100.0% 4,020 $192,023,000 2/16/2018

 
As informações acima são do Box Office Mojo.
Mas, quais as conexões do filme com o Universo Cinematográfico Marvel? Você confere isso aqui!

1 – Guerra Civil

A mais importante conexão do filme, estabelecida logo nos primeiros minutos, é que Pantera Negra se passa logo após o final de Capitão América: Guerra Civil. T’Challa está voltando para casa, bem a tempo de lidar com uma ameaça já conhecida pelos fãs dos filmes e dos quadrinhos: Ulysses Klaue, o Garra Sônica.

Postêr de Capitão América: Guerra Civil pelo artista da Marvel. Paolo Rivera, mostra o Pantera Negra e os outros heróis do filme.
Postêr de Capitão América: Guerra Civil pelo artista da Marvel. Paolo Rivera, mostra o Pantera Negra e os outros heróis do filme.

Um ponto que deve ser mencionado sobre a conexão com o terceiro filme do Capitão América é o fato de que, apesar do Pantera Negra ter aparecido em público algumas vezes, sua identidade permaneceu um mistério, algo que pode ter sido um favor do agente Everett Ross, da C.I.A., que também esteve presente em Guerra Civil.

2 – Vingadores: Era de Ultron

Andy Serkis é Ulysses Klaue em Pantera Negra.
Andy Serkis é Ulysses Klaue em Pantera Negra.

O filme que introduziu o vilão Ullysses Klaue não podia ficar de fora. Apesar de não ser um dos favoritos de muitos fãs, Vingadores: Era de Ultron é um marco importante para o Universo Cinematográfico Marvel, principalmente por conta de:

  • O Vibranium retornar como um material possivelmente abundante, roubado por Klaue em Wakanda;
  • A informação de que Wakanda existe no MCU;
  • A tragédia causada por Ultron em Sokovia;
  • O retorno da S.H.I.E.L.D., ainda que por trás das sombras, com Coulson e Fury colocando o protocolo THETA em ação (a missão de colocar um fim na H.I.D.R.A.).

O mundo se lembra do terror da ameaça de Ultron e seus robôs. Everett Ross e a C.I.A. não estão nada felizes com Klaue ter uma arma de Vibranium em uma de suas mãos.

3 – Pantera Negra, Lobo Branco e Guerra Infinita

A segunda cena pós-créditos do filme mostra Shuri falando com alguém a quem ela se refere como Lobo Branco. Este homem é Bucky Barnes, o Soldado Invernal, que agora está totalmente recuperado e pronto para lutar.

Antes de estar em Pantera Negra, Barnes esteve em Capitão América: O Soldado Invernal
Barnes em Capitão América: O Soldado Invernal

Não se sabe em que momento essa cena pós-créditos se passa, exatamente. É possível que seja dias antes de Guerra Infinita, ou semanas após o final de Pantera Negra.
Nos quadrinhos, o Lobo Branco foi um guerreiro adotado como um filho por T’Challa. Apesar de essa relação parecer improvável nos cinemas, é possível que vejamos Barnes liderando algum exército Wakandano, principalmente porque um dos personagens do filme certamente será impedido de fazê-lo (não entraremos em detalhes para evitar spoilers).
Lobo Branco, personagem relacionado ao Pantera Negra nos quadrinhos Marvel.
Lobo Branco, personagem relacionado ao Pantera Negra nos quadrinhos Marvel.

Essa hipótese faz total sentido, já que o trailer de Guerra Infinita mostra Barnes lutando ao lado de Wakanda contra os invasores de Thanos e sua Ordem Negra.

Sobre Pantera Negra

Pantera Negra estreou em 15 de fevereiro no Brasil. Dirigido por Ryan Coogler, o filme é estrelado por Chadwick Boseman (T’Challa/Pantera Negra), Michael B. Jordan (Erik Killmonger), Andy Serkis (Ulysses Klaw/Garra Sônica), Danai Gurira (Okoye), Lupita Nyong’o (Nakia), Martin Freeman (Everett K. Ross), Letitia Wright (Shuri), Forest Whitaker (Zuri) e Winston Duke (M’Baku), além de outros grandes nomes.

“Pantera Negra”, da Marvel Studios, acompanha T’Challa que, após a morte de seu pai, o Rei de Wakanda, volta pra casa para a isolada e tecnologicamente avançada nação africana para a sucessão ao trono e para ocupar o seu lugar de direito como rei. Mas com o reaparecimento de um velho e poderoso inimigo, o valor de T’Challa como rei – e como Pantera Negra – é testado quando ele é levado a um conflito formidável que coloca o destino de Wakanda, e do mundo todo, em risco. Confrontado pela traição e o perigo, o jovem rei precisar reunir seus aliados e liberar todo o poder do Pantera Negra para derrotar seus inimigos e assegurar a segurança de seu povo e de seu modo de viver.