,


O remake indiano de Rambo é apenas o começo!

De Hollywood a Bollywood. Parceria prevê cinco remakes em comemoração ao cinema indiano.

Hollywood, o centro das atenções do cinema americano. Bollywood, o centro das atenções do cinema… indiano. A Índia é uma das maiores produtoras de filmes do mundo, com mais de mil filmes por ano. Dentre eles, alguns remakes surgem, mas não remakes normais, e sim remakes não necessariamente oficiais, baseados em obras, clássicas ou novas, de diversos países, como os Estados Unidos. Poderia citar dezenas, talvez centenas (pesquisando, claro). Isso se tornou algo tão natural que acontece sem alarde nenhum. Pense num filme. Talvez tenha uma versão indiana.

Quem não conhece o cinema indiano, pode estranhar tudo, desde o formato dos longas até as variações de línguas e termos, mas isso é questão pra outro texto, não é o foco desse. Eu, mero explorador novato desse mundo fantástico que vos escrevo, ainda estou descobrindo esse universo. Uma coisa que notei ao assistir a alguns filmes é como os indianos são criativos, inclusive em remakes, releituras e afins. Se o resultado é bom ou ruim, varia. É óbvio que os indianos criam seus filmes originais, seria um erro absurdo e completamente preconceituoso pensar que não, mas o foco aqui é justamente nas obras indianas baseadas em obras estrangeiras. Ou melhor: Na parceria para Rambo e afins.

Estava eu, de boa na internet, quando li que a Índia faria um remake de Rambo. Até um poster havia sido divulgado (vide abaixo). O que me chamou a atenção, entretanto, não foi o anúncio do remake, mas sim a propagação da notícia em diversos portais. Ora, se os indianos vivem fazendo remake, Rambo seria apenas mais um, não? Não. Decidi pesquisar mais a fundo e descobri estar diante do primeiro filme de um projeto.

Em 2013, a Variety publicou uma matéria sobre um acordo em comemoração aos 100 anos do cinema indiano no Festival de Cannes. A proposta seria pegar franquias americanas de ação que foram bem sucedidas e refilmar numa versão indiana, aproveitando o crescimento do cinema indiano e o interesse mundial sobre eles. A Original Entertainment então fechou um acordo com a Millennium Films para o remake oficial de Rambo (Rambo), Os Mercenários (The Expendables), 16 Quadras (16 Blocks), Oitenta e Oito Minutos (88 Minutes) e Atraídos pelo Crime (Brooklyn’s Finest). Remakes oficiais! Previa-se que Rambo e Os Mercenários começassem a produção até o fim do mesmo ano. Outras empresas e produtores também estão envolvidos na produção e co-produção do projeto.

Agora em 2017, durante a Marché du Film (Cannes), foi anunciado oficialmente o remake de Rambo. O longa será estrelado pelo ator e expert em artes marciais Tiger Shroff (Heropanti, Baaghi, A Flying Jatt, Munna Michael). A direção fica por conta de Siddharth Anand, que dirigiu em seu último trabalho Missão Índia (Bang Bang!), remake do americano Encontro Explosivo (Knight and Day).

As filmagens devem começar em fevereiro de 2018, com lançamento previsto para o fim do mesmo ano. A trama seguirá a mesma do original, acompanhando a guerra do último membro sobrevivente de uma unidade secreta de elite. A diferença é que, dessa vez, o soldado será indiano.

O próprio Sylvester Stallone, que fez o Rambo na franquia original, comentou sobre o projeto. Primeiro, em seu Instagram, ele disse algo como “espero que não estraguem o personagem”. Depois, em seu Twitter, ele desejou sorte a equipe envolvida no filme.

Por que acreditar que os remakes indianos de Rambo e os demais darão certo? Ora, como disse anteriormente, os indianos são criativos até mesmo quando se baseiam em algo já consolidado. Eles não fazem um remake qualquer, mas sim um remake do modo deles, podendo surgir desde algo semelhante a algo completamente diferente, apenas se aproveitando da ideia do original. A cultura indiana ajuda no processo, sendo considerada “diferente” para muitos, com traços únicos e atraentes. Podemos esperar também cenários e figurinos grandiosos, cenas musicais que mais remetem a videoclipes e cenas de ação totalmente exageradas. Já imaginou o Rambo cantando e dançando ou dando uma voadora enquanto atira e mata diversos inimigos numa sequência de hits? Pois é. Então antes de julgar, dê uma chance. Você pode gostar.

Escrito por Lucas Cardozo

Jornalista e apreciador da cultura geek, gosta de ver filmes, ler quadrinhos e ouvir música. É fã da cultura asiática e quer ser escritor de ficção para dominar o mundo.

O que você achou?

6 pontos
Upvote Downvote

Total votes: 6

Upvotes: 6

Upvotes percentage: 100.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

God of War – Diretor revela detalhes sobre o novo jogo!

Onde estava o Lanterna Verde que protegia Krypton?