O Cidadão Incomum – Livro sobre super-herói brasileiro será adaptado para as telas

O começo de uma franquia de super-heróis brasileiros.

O Cidadão Incomum

Em 2016, o escritor Pedro Ivo lançou, através da editora Conrad, seu livro O Cidadão Incomum, cujo protagonista é um super-herói brasileiro. Agora, a O2 Filmes adquiriu os direitos e o levará para as telas.

O CIDADÃO INCOMUM – A TRAMA

A trama do livro acompanha Caliel, um ator iniciante de classe média de São Paulo. Certo dia, ele acorda e descobre que ganhou super-poderes, o que o incentiva a se tornar um super-herói. De acordo com o autor, é “uma história inteiramente inspirada na realidade“.

A ideia é expandir o universo apresentado na obra, e não apenas adaptá-la, trazendo “heróis e vilões tão divertidos quanto reais, de um jeito que nunca se fez no Brasil“, conta Pedro Ivo.  O autor também revelou que levou um ano para que ele e a equipe envolvida na adaptação conseguirem chegar “a uma história que faz sentido ser contada nas telas“.

A situação do Brasil estará presente na versão filmada.  Pedro Ivo diz:

Não tem como falarmos de super-heróis brasileiros sem tocar nos problemas do Brasil. Imagine um grupo de heróis de classes sociais e com problemas muito diferentes entre si, mas iguais aos nossos. A ideia é aliar representatividade e diversão em uma história repleta de conspirações, mistérios e ação de tirar o fôlego. O resto é spoiler”.

Em relação aos poderes do personagem, o autor comentou:

Todos os poderes de Caliel são inspirados em lendas e relatos que moldam parte da nossa cultura. O universo da conspiração e do sobrenatural é rico e bastante popular, como por exemplo o Caso Varginha, a Operação Prato… Em toda religião há uma figura superpoderosa como personagem central.

Não há previsão de estreia para a adaptação nem foi confirmado se será filme ou série de TV, embora a palavra “tela” deixe a entender televisão, já que para o cinema comumente se utilize “telona” ou “telão”. O projeto é organizado por Pedro Ivo e pela empresa Bicho, especializada em roteiros.

É SÓ A PONTA DO ICEBERG…

O Cidadão Incomum é o primeiro livro de uma trilogia. Pedro Ivo já está trabalhando no segundo volume, assim como numa HQ derivada intitulada A Ponta do Iceberg.

O Cidadão Incomum
Imagem da hq A Ponta do Iceberg, apresentando os personagens do universo iniciado em O Cidadão Incomum.