Todos sabemos que Ben Affleck não voltará a interpretar o cavaleiro das trevas em “The Batman” filme escrito e dirigido por Matt Reeves, cineasta conhecido por trabalhar na recente e elogiada franquia Planeta dos Macacos. No entanto, antes do anúncio de Matt Reeves na direção, Ben Affleck era cotado para escrever, dirigir e estrelar o próximo filme do Batman, planos que não foram tão bem sucedidos na Warner.

Atendendo a curiosidade dos fãs, informações divulgadas pelo Cosmic Book e por jornalistas no Twitter, revelam um pouco mais sobre este filme.

Batman v Superman

Antes de começarmos, precisamos voltar ao passado. Em 2016, com o lançamento de Batman vs Superman: A Origem da Justiça (Batman v Superman: Dawn of Justice), dirigido por Zack Snyder, surgiram os planos para o próximo filme solo do cavaleiro de Gotham estrelado por Affleck. 

‘Batman v Superman: Dawn of Justice’ (Imagem: Divulgação)

Batman v Superman foi o filme que começou a fundar universo compartilhado da DC, afinal, além da trama focada nos dois principais heróis da DC Comics, o longa ainda apresentou os membros da Liga da Justiça, Mulher-Maravilha (Gal Gadot), Flash (Ezra Miller), Aquaman (Jason Momoa) e Ciborgue (Ray Fisher)

Até seu lançamento, BvS, como é chamado pelos fãs, era um dos filmes mais aguardados do ano e uma das principais apostas da Warner, afinal esse seria o filme que trilharia o futuro do DCEU (DC Extended Universe) nos cinemas. 

O lançamento do filme aconteceu em março de 2016 e dividiu o público. Há quem ame e há quem o odeie. As principais críticas recaem sobre o clima pesado e um tanto quanto sombrio, bem como o excesso de informações adicionadas apenas para preparar o terreno para o futuro filme da Liga da Justiça que viria a estrear no ano seguinte.

Ben Affleck como Batman e o diretor Zack Snyder durante as filmagens de ‘Batman v Superman’.

A divisão do público foi notada pela Warner que, a partir daí, começou a adicionar um tom mais leve em seus filmes, tentando se distanciar aos poucos do clima mais realista e denso de Batman vs Superman (2016) e O Homem de Aço (2013).

Tal decisão, provavelmente foi o que originou a saída de Ben Affleck do posto de diretor e roteirista do filme solo do Batman, visto que o cineasta afirmara anteriormente que aprendeu muito com o diretor Zack Snyder, deixando a entender que seu filme seria muito similar ao clima e ambiente mostrado em BvS. 

Mas como seria este suposto filme escrito, dirigido e produzido por Ben Affleck?

Exterminador

Um dos personagens que supostamente estariam no filme, é Wade Wilson, o Exterminador, um dos grandes rivais do homem-morcego.

Porém, embora ainda não tenha tido tempo suficiente de tela, o Exterminador já está presente no Universo DC dos cinemas, aparecendo pela primeira vez na cena pós-créditos de ‘Liga da Justiça‘ (Zack Snyder, 2017), interpretado por Joe Manganiello, provando que a Warner/DC tem (ou teria) planos futuros para o personagem.

Joe Manganiello como Exterminador em ‘Justice League’

Segundo informações, o título do filme comandado por Affleck seria ‘Batman v Deathstroke: Dawn of Vigilantes‘ (‘Batman vs Exterminador: A Origem dos Vigilantes’ em tradução livre), título muito similar à ‘Batman vs Superman: A Origem da Justiça’, mostrando assim que o ator e diretor realmente tinha uma visão similar a de Snyder, dando sequência ao ambiente e eventos apresentados nos, até então, recentes filmes da DC.

A informação do título surgiu no Twitter, após o repórter David Betancourt comentar sobre a notícia de que George Clooney aconselhou Ben Affleck a não atuar como o Batman. Confira:

Ser o Batman pode ser ótimo se você tiver o material/visão correta. Keaton. Bale. West. Ben Affleck puxou um Ryan Reynolds e entrou cegamente em seu papel na DC. Triste apesar de todo o drama que eu fiz com a sua escalação. E ele tinha o figurino de quadrinhos mais acertado.

Logo a seguir, Justin Scuiletti, do Washington Post, comentou sobre o tweet de Betancourt, falando um pouco mais sobre Affleck na DC. 

Definitivamente. Enquanto eu não era fã dos filmes, eu pensava que ele [Affleck] era uma das melhores partes deles. Eu tenho que admitir que estou curioso para saber como seu plano original do solo “The Batman” teria acabado.

Em resposta, David Betancourt revela o suposto título do filme estrelado por Affleck que contaria com o Exterminador.

Seria Batman v Deathstroke: Dawn of Vigilantes. Eu teria visto isto.

Vale ressaltar que está informação não foi confirmada oficialmente pela Warner, nem mesmo por Ben Affleck.

Saída de Ben Affleck

A saída de Ben Affleck do projeto é repleta de incertezas. O motivo de deixar o posto de diretor e roteirista, este sendo ocupado então por Matt Reeves, era de que não estava tão contente com o roteiro, o que contrasta com a opinião de Jay Oliva, diretor de animação da DC e artista de storyboard do DCEU, que afirmou que este era o melhor roteiro de um filme do Batman que ele já leu.

A afirmação de Jay ainda ganhou um “check” de Joe Manganiello no Twitter, que, talvez concorde com a opinião do artista.

Olá Bill! O roteiro original de Affleck foi o melhor roteiro de Batman que eu já li. Ben tinha uma história incrível e eu acredito que o público e os fãs adorariam.

Oficialmente, Ben Affleck revelou em entrevista que estaria deixando o projeto por não conseguir chegar a um resultado interessante para o filme, permitindo assim que outra pessoa levasse o projeto adiante. Na entrevista, o cineasta elogiou o trabalho de Matt Reeves, o novo diretor e roteirista de The Batman, mas não revelou pistas de quem seria o novo ator que assumiria o manto do personagem.

Affleck comentou mais sobre o seu roteiro em entrevista ao IGN, ao ser questionado o que faria com o personagem em seu filme:

Trabalhamos no roteiro e eu estava tentando encontrar um jeito para construi-lo e nunca estava feliz o suficiente para considerar que valia a pena fazê-lo. Não queria fazer uma versão com a qual não estivesse realmente animado. Então, ainda não sei.

Por enquanto, ainda não existem informações oficiais sobre a sinopse do filme solo do cavaleiro das trevas, porém Matt Reeves e o próprio Ben Affleck já comentaram um pouco sobre a trama.

Em entrevista ao Entertainment Tonight Canada, segundo Affleck, o filme de Matt Reeves mostrará uma versão “mais iniciante” do Batman, deixando a entender de que o filme contará uma história do passado do personagem, antes mesmo dos eventos mostrados em Batman vs Superman, filme que apresenta uma versão experiente do mesmo.

Estou ansioso. Eles têm um ótimo diretor. Estão fazendo, não quero entregar nada, mas estão fazendo uma versão mais jovem, uma versão “mais iniciante”, com um cara mais jovem

Tal informação se casa com os rumores de que o filme se passará nos anos 90 e terá mais de um antagonista.

‘Justice League’ (Imagem: Divulgação)

Já Matt Reeves, em entrevista ao Hollywood Reporter, revelou que o longa metragem deverá focar mais no lado detetive do Batman.

É uma história contada a partir da perspectiva dele e espero que seja eletrizante, mas também emocionante. 

Ele deveria ser o maior detetive do mundo e isso não foi necessariamente parte dos filmes. Adoraria que este fosse um filme em que fôssemos em uma jornada para rastrear criminosos e resolver crimes, permitindo que o personagem tenha um arco e passe por uma transformação.

As filmagens de ‘The Batman‘ deverão se iniciar em 2020, já a sua estreia, segundo o Heroic Hollywood, está marcada para 25 de junho de 2021.

Mas e você, o que acha de toda essa história por trás do novo filme do Batman? Gostaria de ver o filme feito por Ben Affleck? Qual será o destino do Exterminador no DCEU? Não deixe de comentar.