O novo filme do Coringa, dirigido por Todd Phillips e estrelado por Joaquin Phoenix, já conquista fãs ao redor do planeta, seja pela estética toda diferente dos demais filmes da DC (mas ao mesmo tempo tão familiar), pela abordagem dramática do icônico vilão ou por qualquer outro motivo que seja.

Filme do Coringa
Arthur Fleck, o Coringa. © Warner Bros.

Independentemente da razão pela qual o filme captou sua atenção e despertou seu interesse, o filme do Coringa ainda está cercado por mistérios, e rumores já começaram a aparecer.

Se você quer saber mais sobre o filme, os rumores que o cercam e o que já temos como oficial, este post é exatamente o que você precisa!

O que é esse filme do Coringa?

Um filme que se propõe a ser completamente diferente de tudo que já foi feito com o personagem, ao mesmo tempo que coleta diversos elementos já consagrados do vilão e traz uma abordagem única. O filme do Coringa é um standalone (não faz parte do universo compartilhado da DC) e não tem relação direta com os quadrinhos, embora beba de fontes como A Piada Mortal e O Cavaleiro das Trevas (o filme do Christopher Nolan).

Filme do Coringa
Coringa © Warner Bros.

E essa maquiagem aí?

Bom, o Coringa é O PALHAÇO DO CRIME. Logo, não deveria ser estranho ver o personagem com um visual de palhaço. É compreensível, porém, que alguns fãs mais recentes estejam acostumados com as versões do Christopher Nolan, interpretada por Heath Ledger e do David Ayer, interpretada por Jared Leto.

O filme do Coringa traz uma versão que une conceitos do Coringa vivido por Jack Nicholson, da versão de Heath Ledger, mas também tem um toque bem original, como você pode ver no teaser abaixo, que foi lançado ainda em 2018.

Coringa – Laughing

Você tirou tudo o que eu tinha e me deixou a dor. Antes do teaser trailer de Coringa, o diretor Todd Phillips postou esse vídeo SENSACIONAL com a música Laughing, do The Guess Who.

Posted by Geekable on Thursday, April 4, 2019
Teste de maquiagem, postado pelo diretor Todd Phillips no ano passado, nos primeiros dias de filmagens.

Como será a trama do filme?

É aí que o bicho pega. Sabemos de alguns poucos detalhes, dados como oficiais, outros são apenas rumores e alguns já foram confirmados pelo trailer.

O que temos certeza até agora:

  • Arthur terá uma história de amor com Sophie, a personagem de Zazie Beetz;
  • O filme não terá um Batman, e deverá mostrar um Bruce Wayne ainda criança;
  • O filme do Coringa é situado no passado, e mostrará o declínio da sociedade de Gotham;
  • O filme não terá vilões, mas mostrará a corrupção social, política e econômica de Gotham e seus efeitos em um cidadão como Arthur;
  • Thomas Wayne terá algum destaque.

Os rumores que circulam na internet sugerem que:

  • O relacionamento entre Arthur e Sophie deve acabar de forma trágica, com algum viés de A Piada Mortal, impulsionando a transformação de Arthur no Coringa;
  • A mãe de Arthur seria muito atraente quando jovem, e uma ex-funcionária de Thomas Wayne, obcecada pelo mesmo;
  • Thomas Wayne e a mãe de Arthur teriam tido um relacionamento e ele a teria abandonado;
  • A mãe de Arthur ficará doente e Arthur partirá em uma busca por Thomas Wayne;
  • Arthur pode ser um Wayne bastardo de Thomas (eu ouvi um Martha?);
  • Thomas será abordado como um ricaço extravagente.

O clima do filme

O filme do Coringa, pelo trailer, descrições e tudo mais que saiu até agora parece ser inspirado por filmes como Taxi Driver e o Rei da Comédia, ambos de Martin Scorsese.

A Gotham City de Todd Phillips parece fortemente inspirada pela versão apresentada por Christopher Nolan, mas também pode trazer o clima mais sombrio e até caricato da sociedade de Tim Burton.

O filme invalida o Coringa de Jared Leto?

Para a alegria deste que vos escreve, não. O Coringa de Leto segue vivo, ainda que respirando pelos aparelhos da Warner.

Filme do Coringa
Esquadrão Suicida © Warner Bros.

Com a incerteza de como o universo compartilhado dos filmes da DC seguirá no futuro, é arriscado dizer se o filme solo do Coringa de Jared Leto ainda acontecerá, mas o personagem terá uma participação em Aves de Rapina, ainda que as circunstâncias levem a crer que se trata de um dublê, e não de Jared Leto em si.

Aves de Rapina
Fotos do set de Aves de Rapina mostram o Coringa expulsando a Arlequina. Imagem: Reprodução

O filme do Coringa não influencia e nem é influenciado pelo Esquadrão Suicida de James Gunn, que está sendo produzido em paralelo com Aves de Rapina. Leto está ocupado com as filmagens de Morbius, mas postou um emoji de palhaço no seu Snapchat dias antes da imagem do seu Coringa surgir na Internet no set de Aves de Rapina. É possível que o ator grave alguma cena curta durante as filmagens de Morbius ou mesmo após concluir seu trabalho com a Sony no filme derivado do Homem-Aranha.

Não espere continuações

Ao que tudo indica, o filme do Coringa é o primeiro de uma série de longas que não terão qualquer relação ou senso de continuidade entre si, mas serão histórias fechadas, com começo, meio e fim, que apresentarão versões alternativas de personagens consagrados da DC Comics – o que é espetacular!

Agora, é torcer para que o filme seja o sucesso que está prometendo e que as coisas para o universo compartilhado da DC também melhorem. Afinal, temos grandes atores lá, esperando para participar de mais filmes com os grandes heróis da editora. É só a Warner dar aquela forcinha! 🙂

Assista ao trailer de Coringa.

Dirigido por Todd Phillips, o filme é estrelado por Joaquin Phoenix (Arthur Fleck/Coringa), Zazie Beetz (Sophie Dummond), Robert DeNiro (Murray Franklin), Frances Conroy (Penny Fleck), Brett Cullen (Thomas Wayne) e Douglas Hodge (Alfred Pennyworth).

Coringa (Joker) chega aos cinemas em 4 de outubro.