Call of Cthulhu – trailer traz insanidade e terror ancestral de Lovecraft!

Jogo baseado no conto homônimo será lançado ainda em 2018.

“A maior prova de piedade do universo é a incapacidade humana de entender tudo que o compõe.” – É com essa fala que o novo trailer de Call of Cthulhu, game de terror que se baseia no conto de mesmo nome escrito por H.P. Lovecraft.
A base de inspiração para o jogo não para por aí. É possível notar algumas semelhanças com o antigo Call of Cthulhu: Dark Corners of the Earth, lançado pela Bethesda (a produtora de The Elder Scrolls, Dishonored e Fallout) em 2005 para o XBOX e 2006 para PC.
Você pode conferir o trailer abaixo:

O trailer destaca a insanidade como um presente, uma libertação. Enquanto a sanidade é uma maldição. O vídeo termina com a frase “Cthulhu fhtagn“, que significa “Cthulhu aguarda” ou até mesmo “Cthulhu sonha”, nesse último caso, estabelecendo um paralelo ao que acontece no conto original.
Ainda que a trama do jogo pareça um mistério para quem acompanhou os trailers, é certo que veremos um protagonista alheio a tudo que está acontecendo, e que descobre aos poucos que se envolveu em uma situação que vai muito além de algumas anotações e alucinações. Afinal, essa mesma base foi utilizada pela versão da Bethesda e também representa parte do papel do narrador do conto original, Francis Wayland Thurston, que investiga alguns papéis após seu tio-avô ter falecido.
No conto de Call of Cthulhu, quando pessoas ao redor do globo passam por fenômenos paranormais, Thurston se vê cada vez mais imerso em um caso que parece cada vez mais com uma conspiração, cujo destino final se mostra cada vez menos otimista. Será que todas essas pessoas poderiam ter alguma ligação entre si? Estaria uma entidade sinistra manipulando as peças do jogo?
Esse é o combustível que alimenta a trama de Call of Cthulhu, conto que fez sua fama por todo o planeta e que cativa gerações há quase um século.

Onde as adaptações de Call of Cthulhu falharam?

Sem dúvidas, o elemento principal dos contos de H.P. Lovecraft é o terror do desconhecido. Os humanos se mostram sempre alheios ao que está acontecendo, e quando percebem sua situação, é tarde demais. O leitor raramente recebe descrições exatas de alguma criatura ou fenômeno, visto que os protagonistas estão narrando sua própria ruína.

Você precisa ver esse curta baseado em H.P. Lovecraft

O mais interessante nisso tudo é que Cthulhu não pode ser vencido. Não existe salvação de última hora ou um herói que pode combatê-lo. A humanidade simplesmente teve sorte de viver todos os seus anos sem despertar a curiosidade de entidades divinas vindas dos confins do espaço. Agora, a situação mudou e o que resta é adiar o inevitável fim.
A maior parte dos jogos que insere elementos Lovecraftianos e referências à mitologia de Cthulhu, o “Cthulhu Mythos”, infelizmente peca ao colocar o jogador em uma posição de poder e de controle. Quando se trata de Lovecraft, o homem tem tudo, menos o controle da situação!

Cthulhu e muito mais – 6 terríveis criações de Lovecraft

Será que veremos uma adaptação verdadeiramente fantástica? E, mais importante ainda, um jogaço de terror chegando ainda este ano? Só nos resta esperar. Mas, se você estiver curioso, confira abaixo a gameplay apresentada na E3!

Qual a trama do game de Call of Cthulhu?

1924. O Investigador Particular Edward Pierce é enviado para investigar a trágica morte da família Hawkins em sua imponente mansão em Darkwater Island, uma ilha isolada, longe do litoral de Boston. Entre ambientes hostis e relatórios policiais duvidosos, fica claro que há algo muito errado por trás do caso. Não demora até que Pierce se vê em um mundo de conspiração, cultistas e horror cósmico.
Passagens secretas, manicômios assustadores, bares irregulares e depósitos que parecem abandonados marcam a paisagem de Darkwater Island. Originalmente mantida pela falida indústria baleeira, a ilha agora só serve como lar de velhos marinheiros desesperados e famílias à beira da ruína que não têm mais nenhum lugar para ir. É certo que essas pessoas não gostam de forasteiros.
Ao encarar horrores que desafiam a compreensão humana, você deverá se aprofundar nos segredos por trás da comunidade de Darkwater Island. Fale com seus habitantes, supere o terror mortal e descubra pistas mórbidas, em uma tentativa desesperada de expor a terrível verdade sobre o que realmente aconteceu no caso da família Hawkins.

Mecânicas de jogo

Call of Cthulhu traz o elemento sanidade como uma das suas mecânicas principais. A sanidade do protagonista afeta a maneira como ele enxerga o mundo à sua volta. Encontros com perigos cósmicos e entidades terríveis certamente o deixarão cada vez menos são. Ambientes perigosos e as atitudes do jogador também devem contribuir para esse importante recurso.
O jogador poderá escolher entre ser amigável e buscar pistas ao conversar com pessoas ou procurar soluções por si próprio. O foco aqui não é atirar para todos os lados, já que Edward Pierce não é um soldado. Então, as soluções ideais e menos perigosas envolvem desafios mentais e estratégia.

The Sinking City – jogo baseado em H.P. Lovecraft ganha gameplay

Com lançamento confirmado para PC, Xbox One e PlayStation 4, Call of Cthulhu sai ainda esse ano.

JBC anuncia mangá baseado na obra de Lovecraft