O stress é um dos maiores problemas do século XXI e acomete pessoas de todas as idades. É bem fácil se irritar com o trânsito, transporte público ou reclamar de alguma coisa que você julga errado no seu dia-a-dia.
Seguindo a mesma linha de raciocínio, podemos dizer que estamos em uma era onde reclamar se tornou algo rotineiro, às vezes mais constante do que apreciar bons momentos ou enxergar o lado bom das coisas. E o pior: isso traz males à sua saúde.
Por isso, julgo que você, leitor, esteja aqui porque é um geek estressado, mas não se engane: qualquer pessoa pode usufruir das dicas a seguir e aproveitar melhor a vida.
Uma das saídas mais procuradas para dar vazão ao stress ou simplesmente para buscar diversão é jogar. Pense bem: quantos aplicativos divertidos ou jogos você possui no seu celular? Ou no seu computador, console, portátil? Pois é, e por que é que você possui esses itens, quando os procura e como os seleciona?
Na maioria das vezes, jogamos quando temos algum tempo livre em meio aos compromissos, às vezes caóticos. Nesses momentos, buscamos jogos que nos tragam uma sensação de conforto e descontração, ainda que haja algum nível de desafio. O conjunto da coisa leva a mente a ambientes novos e ajuda a “resfriar o cérebro”. Há quem prefira jogos casuais, rápidos, que não demandem muita dedicação a longo prazo por parte do jogador, e há quem prefira jogos imersivos, com longas horas de duração e que prendem, ou melhor, redirecionam a atenção e a necessidade de resolver problemas para outro lugar.
Vivemos em um mundo que demanda a resolução de problemas. Precisamos pagar contas, para isso, precisamos trabalhar. Para trabalharmos, precisamos buscar formação e capacitação. Para isso, precisamos nos dedicar, estudar e conseguir equilibrar nossas prioridades. Viu? Uma coisa leva a outra, e quando não conseguimos utilizar nossas ferramentas para resolver problemas reais, encontramos nos jogos a sensação e a realização pessoal de sentir-se capaz de resolver desafios que pareciam impossíveis.
Enquanto isso, os problemas continuam aguardando uma solução no mundo real, e é necessário que encontremos soluções para esses desafios o quanto antes. Certo, isso você já sabe. Mas como a diversão dos jogos pode ajudar a resolver um problema real?
Quando estamos preocupados demais com algo por muito tempo, nosso cérebro fica preso em uma espécie de loop, onde a solução parece estar cada vez mais distante. Pare e pense: quantas vezes você já procurou por uma solução por tanto tempo, e somente quando desistiu ela foi aparecer? Pois é, nem sempre isso é obra do acaso.
Quando nos desligamos temporariamente de algo e nos focamos em uma outra tarefa, damos espaço para que a mente consiga processar melhor as informações adquiridas e adquira informações novas, frescas, relacionadas a um outro assunto. Após algum tempo, é natural que voltemos a pensar no assunto que nos preocupa ou incomoda, porém, o diferencial está no fato de finalmente termos conseguido absorver alguma coisa nova, mesmo que, no momento, isso não tenha impacto algum no desafio a ser resolvido.

Stress
Desacelerar e curtir a vida faz bem.

Com o tempo, parece que vai ficando mais fácil e soluções vão aparecendo. Conforme conseguimos nos divertir e resolver desafios, relaxamos o corpo e a mente, entendendo melhor nossos problemas e possíveis soluções. É aí que está o segredo: preocupar-se o tempo todo com um assunto específico traz mais malefícios do que benefícios. A solução pode demorar mais a chegar e o seu corpo vai se esgotar cada vez mais.
Mas por que videogames e não filmes, séries, quadrinhos? Bom, tudo varia de pessoa para pessoa, mas é inegável que um jogo pode tirar toda a sua concentração no mundo real e redirecionar para algum desafio in-game.
Mas que jogos posso utilizar para isso? Essa parte é com você, leitor. Existe uma infinidade de games esperando para serem jogados, e isso inclui até jogos de tabuleiro (nada como tirar um tempo para jogar com a família).

Alguns jogos que requerem total atenção do jogador e podem proporcionar momentos de diversão e relaxamento:

• Back to Bed
• Age of Empires
• Franquia Batman Arkham
• Jogos de corrida e esportes
• Grand Theft Auto
• Street Fighter, Tekken, MK, KOF, Dragon Ball, Naruto e similares
• Qualquer jogo LEGO
• Metal Slug
• The Elder Scrolls
• Jogos de FPS
• Jogos clássicos da Nintendo e da SEGA
Portanto, na hora de resolver um problema, vale sentar com um amigo, parceiro ou familiar e se divertir. Quem sabe o game te inspira a tentar algo novo? Mesmo se não acontecer, ainda há o momento de relaxamento e a possibilidade de uma conversa trazer alguma reflexão!
Aproveite e confira alguns jogos clássicos que você pode jogar hoje.

Stress
Com amigos, é tudo mais legal!