the-flash-01-2011Ele é simplesmente o homem mais rápido vivo. Capaz de correr a velocidades tão altas que consegue quebrar a barreira do som, da luz e… DO TEMPO! Por mais que o Superman e o Batman polarizem a opinião dos fãs com seus incríveis e maravilhosos poderes de kriptoniano sob o Sol Amarelo e o seu preparo, todos eles concordam numa coisa: ambos não são tão incríveis quanto o Flash.

Sim geeks, estou falando de um dos heróis mais maneiros de todo o universo, não só da DC, mas dos quadrinhos como um todo.

Mas, por mais rápido que o Flash seja, ele não consegue fugir das leis da física, por isso, em suas histórias, existem situações um tanto “duvidosas”. Mas, para falar delas, primeiro precisamos conhecer um pouco melhor o herói.

A FRATERNIDADE DOS VELOCISTAS

Foram, ao todo, quatro personalidades sob o manto do Flash: Jay Garrick, traduzido no Brasil como Joel Ciclone (?!), foi o primeiro Flash, da Era de Ouro, que adquiriu seus poderes ao inalar uma substância conhecida como Água Pesada. Depois, em 1956, já na Era de Prata, surgiu Barry Allen, o mais conhecido da família Flash, atualmente, o Flash principal (protagonista da série produzida pela CW). Barry adquiriu seus poderes em um acidente, quando foi banhado por produtos químicos e atingido por um raio, ao mesmo tempo (a sorte desse cara é incrível). Logo depois, em 1959, foi introduzido Wally West, sobrinho da Iris West (namorada do Barry), que sofreu o mesmo acidente que o Velocista anterior, e se tornou o Kid Flash, ajudante do Flash. Em 1994, surgiu um novo velocista, Bart Allen, o NETO de Barry Allen que foi mandado para o passado, pela avó (Iris), e ficou conhecido como Impulso.

quatro velocistas
Os quatro velocistas no desenho Young Justice. Wally West, Bart Allen, Barry Allen e Jay Garrick (da esq. pra dir.)

FÍSICA, SUA ESTRAGA PRAZERES

Eu não vou discutir aqui se seria possível, ou não, adquirir os poderes dele, não conheço ninguém que tenha tentado (e, se alguém tentou, ou morreu ou deve ter parado numa outra dimensão), porém, vou comentar sobre as possibilidades de termos um “super-humano” entre nós, mas já vou adiantar: não são nada animadoras.

A supervelocidade e a Teoria da Relatividade

A supervelocidade seria possível, mas não poderia ser igual ou maior que a velocidade da luz (velocidade alcançada por Wally West). Isso porque um cara, certa vez, disse: “Nada pode ser mais rápido que a luz”. Esse é, basicamente, o enunciado da Teoria da Relatividade e quem disse isso foi, ninguém menos que, Albert Einstein (um físico aí).

Viagem no tempo

Assim como a supervelocidade, a viagem no tempo, prepare-se,… É POSSÍVEL!

…mas não do jeito que você imagina.

marty-mcfly-what-gif

O que acontece é que, adivinhe só, a Teoria da Relatividade de Einstein também diz: “Quanto mais perto você estiver da velocidade da luz, mas lentamente o tempo passa ao seu redor”. Com base nisso, foi formulado o Paradoxo dos Gêmeos (calma, já chego no Flash), que funciona assim:

Considere que você tenha dois gêmeos, que tiveram a mesma criação, foram nos mesmos lugares, comeram as mesmas comidas e, suponha que, fizeram tudo isso juntos. Esses gêmeos seriam, hipoteticamente, idênticos. Agora, imagine que você pegue um desses gêmeos e o coloque em uma nave que vai viajar, por 10 anos (terráqueos), a 99% da velocidade da luz (297.000 km/s, uma velocidade  fisicamente possível).

Passados esses 10 anos, quando eles se encontrarem novamente, terá passado 10 anos para o gêmeo que ficou na Terra, enquanto, para o que viajou na nave, terá passado (se segura) aproximadamente 1 ANO E 4 MESES. Ou seja, HOUVE UMA VIAGEM NO TEMPO.

MIND BLOWN!

Porém, uma viagem no tempo irreversível, ou seja, você não pode voltar no tempo, igual o Flash conseguiu em alguns momentos (The Flashpoint Paradox, por exemplo) somente “avançar” (não foi dessa vez Barry e Wally).

*não se preocupe, os valores foram devidamente calculados pelas equações de Einstein.

Soco de massa infinita

Sem dúvida, uma das habilidades mais maneiras do Flash é o Soco de Massa Infinita, mostrado em uma cena do desenho Justice League, que você confere a seguir:

E, mais uma vez, é possível!

…mas não exatamente do jeito que você imagina (o culpado, dessa vez, é Newton).

O que acontece é que, pela Segunda Lei de Newton, a força será igual ao produto da massa do corpo pela aceleração dele (F = m.a), ou seja, quanto maior a aceleração, maior é a força do impacto.

Logo, mesmo que o Flash não alcance a velocidade da luz, mas uma parcela dela (99%, por exemplo), a força do seu soco seria absurda e estupidamente grande, capaz até mesmo de fissionar átomos e provocar uma explosão nuclear (OK, só o fato dele estar correndo já poderia provocar isso, mas…).

Por isso, o Flash teria o soco mais potente das HQs, mais até que o do Superman ou o do Hulk.

Claro que existem muitos outros poderes que seriam possíveis (como correr sobre as águas), outros que não (viajar entre dimensões), mas são todos variações dos poderes já explicados.

Pelo visto, não seria tão impossível viver nessa dimensão, com os poderes do Flash, só precisaríamos descobrir como adquiri-los (só um lembrete, ciência).

Além do mais, esses foram somente os fenômenos físicos, ainda têm os biológicos (por causa da pressão do ar, ele não conseguiria respirar, a não ser em excesso, seus olhos saltariam e seus ossos se quebrariam), mas esses são contornados com a “bolha” que envolve seu corpo, criada pela força da aceleração (Força primordial que dá a supervelocidade a quem tem acesso a ela – a explicação dos poderes dos Flashes). Ele também não conseguiria ver nada, já que corre mais rápido do que a luz conseguiria alcançá-lo… ou veria até demais, já que a luz que vem da sua frente se chocaria mais rápido contra ele.  Além do mais, ele teria uma aceleração tão grande, que deixaria a gravidade com uma poker face, sem ao menos conseguir subir numa calçada sem ser lançado para fora da Terra. Mas eu não quis falar tanto dessas, para não chatear ainda mais vocês e nem a mim.

Esqueci de alguma coisa? Existe algum poder que seria possível? Ou algum que seria impossível? Falei alguma besteira? Deixe aí nos comentários…

4574719-3810959677-tumbl

  • Angelo Codo Pioli

    Esses Efeitos Biológicos , de ele não conseguir respirar é simplesmente …. Fenomenal de entender ! Parabéns ótimo Artigo.

    • Guilherme Ramos

      Obrigado Angelo!

  • José Eduardo

    Ótimo artigo,pude entender como funciona melhor o Flash.

    • Guilherme Ramos

      ahaha Obrigado José!

  • Raphael Faro

    Você sabe de alguma pagina ou local aonde eu possa saber mais sobre especificações biológicas do flash? Como o corpo dele funcionaria, como as substâncias e celular reagiriam ao seu corpo? Quais substâncias seriam mesmo capazes de conceder tais poderes a uma pessoa?

    • Gustavo Mathias

      É bem difícil saber algo do tipo, já que os quadrinhos não fornecem essas informações. Nenhuma substância conhecida seria capaz de conceder acesso a algo como a Força de Aceleração! Não tente recriar o acidente em casa! 🙂

  • Caique Silva

    Guilherme, muito bom entendi bastante mas assim , se ele desse um soco de massa infinita ele não iria morrer? pois o impacto ia ser muito grande ao seu corpo tambem…

    • haicaro

      Ñ, ele só poderia morrer se errar o soco e acertar em uma coisa indestrutível, dai ele quebraria todos os ossos do corpo, e mesmo assim eu acho q ele ficaria vivo por que ele pode se regenerar.

      • Gustavo Mathias

        Isso provavelmente dependeria de quem está escrevendo. Veja: a Força de Aceleração, em teoria, deveria proteger o velocista de tudo que está no ambiente externo, formando uma espécie de bolha enquanto este está correndo. Porém, na prática, existiram situações onde isso não aconteceu e o Flash pôde ser atingido por terceiros, se ferindo.

    • Guilherme Ramos

      Fala Caique, ele não morreria pelo soco de massa infinita e nem pelo impacto, justamente, por causa da Força da Aceleração que é uma espécie de “Coringa”, salvando a vida dele nesses casos absurdos.

  • Lenilson Castro Ferreira

    Galera, saudaçoes …

    Eu gostei muito do blog e deste post em particular, mas teno algumas duvidas sobre este tipo de experiencia – vamos la:

    1) qual e a velocidade maxima do flash ??

    2) o flash experimenta algum tipo fraco de “efeito doppler” ?

    3) o flash emite radiaçao se ele consegue se deslocar a um valor subluminal da “constante c” (a velocidade da luz) ?? Digamos assim, a uns 2% ? 5% ??? 14% ?? E por aew vai …

    Nota: essa “possivel radiaçao” pode ser calculada em sievertz.

    4) um corpo massivo se deslocando a um valor subluminal arbitrario pelo vacuo, pode gerar seu proprio “campo gravitacional” ?? Isso tambem pode ser aplicado ao Flash ???

    5) ultima perg. ——–> qual a temperatura do flash no seu deslocamento em valores subluminais especificos ??? Considerando que a termodinamica deste super-heroi ezta muito alem de nossa intuiçao atual, obviamente …

    Enfim, gente sao apenas algumas duvidas que possuo e gostaria de saber se vcs podem me esclarece-las, certo ???
    Mas tudo bem, mesmo se nao quiseremconseguirem …

    Tchau e ate a proxima …

    • Gustavo Mathias

      Nem mesmo os escritores e criadores do Flash sabem responder! 🙂
      A DC é voltada para um mundo mais fantástico e com um grau de poder maior. A Marvel até fornece algumas respostas, mas tudo não passa de pseudo-cîencia e não se aplicaria ao nosso mundo!

      Até mais!

  • Manoel Carlos Lima

    Mas e se você ir acima da velocidade do som o que acontece ?

    • Gustavo Mathias

      Nesse caso, julgando que alguém possa correr em tais velocidades, o corpo sofreria impactos desastrosos, que o levariam à morte! No caso dos quadrinhos, alguns personagens já realizaram tal feito, mas tudo é bem controlado por conta da Força de Aceleração, daí os personagens ficam imunes aos efeitos colaterais.

  • Laydson Caio

    Uma observação sobre o Flash…. Sua rápida mudança de energia potencial para a energia cinética causaria a anulação desta energia e consequentemente o atrito entre seus pés e o solo, ele ficaria patinando no chão como se fosse um carro Ferrari acelerando em uma superfície lisa. Sobre o soco do Flash, realmente a soma de sua velocidade com a massa de seu corpo faria com que acontecesse a Fissão Nuclear. As partículas do corpo do Flash se partiriam em partículas menores, por exemplo, os Quarks, e outras partículas subatômicas, sem mencionar a grande liberação de energia nuclear. Particularmente falando, Flash acabaria com uma cidade se tentasse dar um soco desse.

    Sabendo disso, o Flash não tem o soco mais poderoso dos quadrinhos, na verdade ele tem o soco mais impossível dos quadrinhos.

    Outros pontos que cabe mencionar aqui seria sua trajetória. O Flash como um corpo sólido atingindo uma velocidade perto ou igual a da luz, não poderia se quer fazer uma trajetória curvilínea, ou pior ainda, um trajetória em um ângulo de 90 graus, isso causaria um rompimento das estruturas moleculares de seu corpo (e eu estou desconsiderando o efeito da relatividade que diz que UM CORPO TENDE A GANHAR MASSA QUANDO CHEGA PRÓXIMO A VELOCIDADE DA LUZ, dilatação da massa.

    Dessa maneira vemos que o Flash é o personagem mais absurdamente impossível dos super-heróis. Mas seria bem interessante ver esse corpo sólido atingindo sua velocidade máxima no meio de uma metrópole, enquanto isso acontece, todas as coisas ao redor, por onde ele passa, seriam lançadas como o efeito da onda de choque causada por uma bomba atômica.

    Texto; Laydson Caio

  • poke “pokecraft” craft

    outra lei de istem ta escrito errado mais deixa, quando flash desse o soco de massa enfinita é como bater na parede otoda a força q vc usou volta para vc.

  • Clarice Maria

    salvou meu trabalho de física, deu uma ajuda pelo menos para aprofundar mais nas explicações da inviabilidade de alguns poderes. Outro ponto interessante é o combustível, o quanto o Flash deveria comer para exercer seus poderes, que demandam muita energia? O número
    de calorias queimadas aumenta com a velocidade e a distância. existe alguma explicação para isso ?

    • Gustavo Mathias

      Na série, principalmente, eles mostraram bastante como o Flash precisa comer constantemente para repor as energias. Isso ficou de lado depois do final da primeira temporada.
      Se formos colocar no lápis, fica quase impossível repor o que é queimado! Ele provavelmente teria que comer mais do que corre.

  • Mu XD

    Então eu posso correr que nem ele com a ajuda dá ciência?