Moomins
(Foto: Divulgação/Um Cometa na Terra dos Moomins - Tove Jansson)

Você já ouviu falar dos Moomins? pois bem, eles estão voltando em peso ao Brasil, onde só haviam sido publicados de maneira picada entre 1980 e 1990.

Os Moomins, criaturas que parecem filhotes de hipopótamos com vacas, são céticos, práticos e bem famosos na Europa e Ásia, onde na Finlândia e até no Japão há um parque temático só deles.

A editora Autêntica planeja publicar até 2017 a saga dessas criaturinhas singulares. Ao todo são nove títulos, já sendo possível encontrar dois nas livrarias: “Os Moomins e o Chapéu do Mago” e “Um Cometa na Terra dos Moomins”.

1Os Moomins e o Chapéu do Mago

Autora – Tove Jansson
Tradução – Ana Carolina Oliveira
Editora – Autêntica
Preço – R$ 34,90 (160 págs.)

O livro “Os Moomins e o Chapéu do Mago” conta a chegada da primavera no Vale, e os Moomins estão prontos para a aventura! Moomintroll e seus amigos, Snufkin e Sniff, encontram o chapéu de Hobgoblin, uma criatura macabra. O chapéu é novo e brilhante, e está pronto para ser levado para casa. Mas eles logo percebem que aquele não é um chapéu normal: ele pode transformar qualquer coisa ou qualquer um em outra coisa!

2Um Cometa na Terra dos Moomins

Autora – Tove Jansson
Tradução – Ana Carolina Oliveira
Editora – Autêntica
Preço – R$ 34,90 (192 págs.)

Já o livro “Um Cometa na Terra dos Moomins” conta quando Moomintroll descobre que um cometa vai passar pelo céu. Ele e seu amigo, Sniff, vão para o Observatório nas Montanhas Solitárias consultar os professores. Ao longo do caminho, vivem muitas aventuras, correm perigos… Mas a maior aventura de todas os aguarda: eles ficam sabendo que o cometa está se dirigindo para seu amado Vale dos Moomins!

Será que os pequenos leitores brasileiros vão lidar bem com esse tipo de literatura? (cof… acho que um livro é o menor problema para se importar se compararmos com o que se passa na TV… cof, cof…)

Não se deve poupar a criança dos sentimentos considerados ‘para baixo’, pois eles existem, fazem parte da vida,

diz Sonia Junqueira, responsável pelos livros infantis da Autêntica.

Vivenciá-los, seja na realidade, seja em livros e filmes, faz parte do amadurecimento.

Sete dos nove títulos que a editora publicará, incluindo os primeiros, têm textos e traços originais de Tove Jansson (1914-2001) e são recomendados para crianças a partir de oito anos. Outros dois são para menores de três anos e foram feitos por Riina e Sami Kaarla, com a autorização da criadora.

Jansson dizia que a obra era sobre aceitação, entre os personagens, há humanos, piratas, marsupiais, e até o mal personificado. Os finlandeses que apoiam maior abertura das fronteiras do país para refugiados compartilham na rede desenhos com as raças diferentes retratadas na série com a legenda: “O que os Moomins fariam?“.

E então, acha que é uma boa ler para seu filho na hora de dormir?