A Editora HarperCollins promoveu o Tolkien Reading Day e revelou alguns detalhes sobre as novas publicações das obras do escritor J.R.R. Tolkien no Brasil. O evento reuniu os editores Samuel Coto e Omar Souza, e o novo tradutor do Silmarillion, Reinaldo José Lopes.

Sobre o Silmarillion, Reinaldo afirmou que pretende resgatar o estilo da bíblia hebraica, valorizando as orações coordenadas e as inversões sintáticas, que seria basicamente inverter a ordem de algumas frases para criar um estilo “profético” e dar mais ênfase. A leitura provavelmente ficará um pouco mais difícil, porém analisando a obra original do inglês britânico é possível perceber algumas características sublimes que já fazem parte do texto.

Essa reavaliação remete ao reconhecimento canônico que a editora HarperCollins quer dar para as obras de Tolkien, estilo que permanece preservado em outras publicações. Manter o valor arcaico e deixar o texto mais erudito seria o novo padrão das edições, respeitando a tradição e as visões primordiais já consolidada pelo próprio escritor e suas fontes antigas.
Além de repensar todos os critérios editoriais e corrigir erros, serão publicadas também múltiplas edições desde a de colecionador até versões luxuosas, especiais e visualmente lindas. A editora também pretende atingir novos públicos com um trabalho de marketing intenso, que vai incluir encontros e grandes eventos de lançamento.

O objetivo da HarperCollins é publicar todas (sem exceção) as obras de Tolkien no Brasil, desde a série inédita “Histories of Middle Earth” até a série de livros infantis. Eles também irão republicar “O Senhor dos Anéis”, “O Hobbit”, entre outros que já foram publicados no país pela editora Martins Fontes. Além dos livros do professor, a HarperCollins também trará a biografia autorizada escrita por Humphrey Carpenter e outros livros relacionados com o autor, como “Tolkien e C.S.Lewis – O Dom da Amizade”.

A editora estima que levará ao menos sete anos para que todas as obras tenham sido publicadas e finalizadas, prazo este que está sujeito a mudanças. Até agora já foram anunciadas as publicações de A Queda de Gondolin”, “O Silmarillion” e “Beren e Lúthien”.

Assista a live do encontro na íntegra: