Você precisa ver esse curta baseado em H.P. Lovecraft

Os fãs do mestre do terror, H.P. Lovecraft, sabem que faltam adaptações que realmente façam jus ao nome do autor e à mitologia criada. Por conta dos contos serem geralmente curtos e apresentarem “terrores indescritíveis”, passar os elementos para algo visível termina por diminuir a sensação de pavor e a insanidade descrita nos inúmeros contos.

The Shadow Over Innsmouth (A Sombra sobre Innsmouth) é um dos meus contos favoritos, pois mescla suspense, terror e os terríveis Deep Ones, os seres das profundezas que cultuam o sinistro Dagon.

O curta abaixo, dirigido por PH Debiès, traz uma visão mais moderna e atual para o conto, sem deixar de capturar a essência. As criaturas não são tão bem exploradas quanto no conto, nem mesmo o pano de fundo da história. Aqui, temos um vídeo praticamente musical, que mostra como os protagonistas tentam escapar vivos da terrível cidade de Innsmouth.

O conto, publicado em 1936, faz parte do Mythos de Cthulhu, uma série de histórias que possuem ligações e integram a obra de H.P. Lovecraft.

Call of Cthulhu – novo game ganha trailer insano e assustador

Recomendo o filme Dagon, dirigido por Stuart Gordon e lançado em 2001. Apesar do título, o Dagon é apenas uma pequena peça no pano de fundo da trama, que adapta muito bem o conto The Shadow Over Innsmouth, sem deixar de trazer elementos do conto que dá nome ao filme e até mesmo ao próprio Cthulhu. Se você assistir ao filme, provavelmente notará várias semelhanças com a cidade utilizada no curta.

JBC anuncia mangá baseado na obra de Lovecraft

  • Carlos Rogerio

    Não entendi porque ela se rasgou no final… ‘-‘
    Alguém poderia me explicar?

    • Gustavo Mathias

      É o seguinte: a cidade Innsmouth é tomada por criaturas do mar, chamadas de Deep Ones. Eles são a consequência de um culto a deuses ancestrais, como Dagon, Hydra e Cthulhu. Os habitantes da cidade são híbridos de Deep Ones e humanos. No vídeo, a garota começa a ter lembranças quando avista um Deep One na estrada, e é aí que é revelado que ela morava em Innsmouth, sendo um deles. No final ela abraça sua verdadeira natureza.
      É semelhante ao conto e ao filme Dagon, de 2001.

      • Carlos Rogerio

        Entendi, e obrigado… só fui ver sua resposta agora. E nesse meio tempo eu já tinha lido o conto.

        • Gustavo Mathias

          Gostou?

          • Carlos Rogerio

            Sim, achei bem interessante… li numa noite, virando a madrugada. E que final hein rsrs